Fizemos esse guia com 5 dicas para cuidar bem de sua moto para que ela tenha mais tempo de vida útil. Como sabemos, uma moto deve e merece ser bem cuidada, mantida com carinho e dedicação. É o caso dos veículos, que também demandam atenção para aumentar a sua segurança. Por isso, confira 5 dicas para cuidar bem de sua moto e garantir não somente que ela dure mais tempo como também que ela se mantenha segura.
Segurança em primeiro lugar
Para que a sua moto siga rodando segura, seja ela novinha ou usada, confira 5 dicas para cuidar bem de sua moto. Elas vão fazer com que você fique tranquilo ao seguir sua rotina em duas rodas.
Não se esqueça que mesmo não levando ninguém na carona a segurança é algo que envolve mais pessoas, inclusive aquelas que compartilham o trânsito com você.
Evite multas e surpresas desagradáveis
Quando você descuida dos cuidados diários, pode acabar não somente se colocando em risco, mas também podendo levar multas ou mesmo ficar pelo caminho. Ninguém quer isso, não é mesmo?
As autoridades de trânsito estão sempre atentas para que todos cuidem bem de seus veículos, para não colocar outros em risco, e a manutenção é um desses cuidados.
Quem não prestar a atenção devida aos cuidados básicos, pode acabar multado e até ter o veículo apreendido.
Então agora confira 5 dicas para cuidar bem de sua moto.
Cuidando do que é seu
Quem comprou uma moto, seja ela novinha ou de segunda mão, sabe que precisou investir para chegar até ela, não é mesmo? Então é mais do que uma boa ideia ficar atento aos cuidados de manutenção para que ela se mantenha como deve, segura e em bom estado.
-
Revisão diária
Não, não estamos dizendo que você tem que passar todos os dias na oficina antes de sair de casa. Mas uma revisão antes de sair ou ao chegar em casa, é fundamental.
Veja se tem algum vazamento, repare em barulhos diferentes, se houve alguma dificuldade com freio, acelerador, embreagem, e também confira se os pneus e as lâmpadas estão em dia.
-
Troque o óleo com regularidade
A troca de óleo da moto é um item de manutenção que deve ser seguido por qualquer veículo, não somente carros, mas também motos. Só assim o motor permanecerá lubrificado, e isso é importante, pois durante o uso as peças geram atrito e se desgastam. E não é qualquer desgaste: muito calor pode inclusive fundir seu motor. Invista em óleo específico para moto e garanta mais tranquilidade para rodar.
-
Atenção aos pneus
Além de revisar diariamente os pneus, é preciso manter a calibragem deles e estar sempre atento a desgastes, em especial nas bordas. A aderência dos pneus é fundamental para garantir a segurança. Siga sempre a calibragem indicada no manual do fabricante e faça isso periodicamente.
-
Lubrificação da corrente
Não é só o motor que precisa ser lubrificado, a corrente também merece esta atenção. Utilize somente óleos indicados para essa função.
Algumas motos contam com uma marca indicativa da tensão adequada da corrente, fique atento para que ela não fique nem folgada nem tensionada demais.
-
Cuidados na hora de abastecer
Nunca abasteça em postos desconhecidos e não reconhecidos pelas autoridades fiscalizadoras, mesmo que o preço possa parecer atrativo. O barato pode acabar saindo muito caro, tanto para o seu bolso como para a sua segurança.
Evite o chamado "combustível batizado", que pode não só aumentar o consumo, fazendo com que essa economia não seja real, como causar problemas no motor e comprometer sua moto. Siga sempre as instruções e não encha demais o tanque.
-
Revisão na oficina
De tempos em tempos, dê aquela chegada na oficina, em especial antes de viagens ou quando notar alguma coisa estranha, diferente. Mas, independente de problemas, siga o manual do fabricante para fazer visitas periódicas de revisão e manutenção com quem entende do assunto. Assim você evita surpresas pelo caminho.
-
Mantenha a moto limpa
Pode parecer até óbvio, mas nem sempre é. E, às vezes, na correria do dia a dia, essa dica pode passar batida por você. Mas é tão importante quanto as outras. Veja produtos para limpeza de motos aqui.
Sabia que a sujeira pode aderir tanto à moto que cause danos permanentes? Sim, a sujeira pode oxidar pintura, itens de borracha, plásticos, prejudicando a sua estrutura. Também pode ocorrer ferrugem e alguns materiais podem inclusive quebrar.
Limpe apenas com água e produtos neutros de lavagem, ou produtos indicados por especialistas, evitando materiais e produtos que possam ser abrasivos. Não se esqueça de fazer essa limpeza com a moto desligada e preferencialmente na sombra.