Pois sempre que pensar “quando devo trocar o óleo lubrificante do meu carro”, pense que você deve ter em mãos o manual do seu veículo.
É nele que vai constar a periodicidade recomendada.
Não é só uma questão de tempo, mas também de quilometragem, e esses dois fatores podem variar.
Recomenda-se que a troca seja feita entre 5.000 a 10.000 Km ou em 6 meses de uso, mas pode ser menos,isto irá depender da recomendação do seu manual e da forma que utiliza seu veículo. A quilometragem pode ser alcançada em poucas semanas ou em meses, conforme o ritmo de uso do carro e a necessidade de deslocamento.
Entenda o motivo da troca de óleo
Outro fator importante ao refletir “quando devo trocar o óleo do meu carro”, é ter em mente o motivo da troca de óleo.
As peças do seu carro necessitam desse cuidado, de lubrificação, para que sigam funcionando sem desgastes. Lembre-se de que há uma troca de calor no motor, e para que ele continue funcionando a pleno, é importante que ele receba essa lubrificação.
Só assim ele vai continuar com as suas características de funcionamento, seja no calor ou também no frio. Mas não pense que é qualquer óleo. É importante usar o óleo indicado para o seu carro.
Sim, pois além do mero “funcionar”, também é possível obter mais desempenho do carro graças à escolha do óleo.
Atraso na troca de óleo pode sair muito caro
Ficar pelo caminho por falta de troca de óleo é algo que pode sair bem caro. Isso porque tanto a manutenção do carro pode ser comprometida e ele falhar, gerando custos altos, em especial se prejudicar o motor, como por risco de multas.
Nunca deixe de fazer revisões, em especial quando for viajar, pois nada pior que ficar pelo caminho em um lugar desconhecido, sem suprimentos e especialistas de confiança.
E pior ainda é ainda ser multado no caminho por deixar o carro estragar, o motor fundir e ter que fazer reparos em qualquer lugar. Qualquer uma das opções pode gerar multa e pontos.
Sem falar no custo de um motor que fundiu.
Quando devo trocar o óleo do meu carro? Sempre que o manual mandar, tendo alcançado o tempo ou a quilometragem indicados.
Bossoni, sua parceira na troca de óleo
Na Bossoni Auto Parts você encontra óleo lubrificante para troca de óleo de motos e carros. Marcas como Motul, Elf, Shell, Honda, Lubrax, Petronas, Castrol ou Texaco, as melhores do mercado você encontra aqui.
Garanta a saúde do motor do seu carro e também do seu bolso comprando produtos de quem entende e garante a procedência do óleo que você vai usar, mantendo a qualidade do seu veículo.
Nunca misture o óleo lubrificante
Além de escolher um óleo de marca de qualidade e procedência garantidos na Bossoni Auto Parts, é importante seguir algumas dicas importantes.
Uma delas é nunca misturar os óleos. Nada de aproveitar aquele óleo que terminou na troca anterior com outro de outra marca.
Também não é bom deixar muito tempo para aproveitar, pois o lubrificante pode perder viscosidade. Se ela for baixa, pode gerar atrito nas peças e também reduzir a vida útil do motor, assim como a potência.
Prazos de troca do óleo do motor
Você já aprendeu que deve ficar atento ao manual do carro. Pois também é possível que a base do óleo altere esse prazo. Em geral a troca é a cada 5.000 quilômetros, ou mais, em perfeitas condições do carro, mas quando você irá atingir essa marca é algo que varia.
Fique atento ao adesivo que o seu mecânico de confiança - você deve ter um! - colocar no carro indicando a próxima troca.
Se você enfrenta muitos congestionamentos, mora em uma região muito quente, o intervalo pode cair, assim como se tiver enfrentando uma enchente.
Tenha sempre atenção aos sinais de rendimento.
Verifique o óleo com o motor frio
Nunca verifique o óleo com o motor quente. O ideal é verificar pela manhã, antes de ligar o carro. Também escolha lugares planos, e não declives, para fazer a verificação.
Para verificar, retire a vareta de medição e limpe-a.
Coloque ela de volta e aí, sim, retire novamente, que é a forma de obter a medida real.
Há duas marcas na ponta da vareta de medição, a que indica o mínimo e a que mostra o máximo. A marca ideal deve estar no meio.
Textura e cor também são importantes, mas não quer dizer que quando estiver escuro ele está ruim. Ao ficar quente, ele afina. É natural.
Economia inteligente de óleo lubrificante
Não troque em casa, sozinho, o óleo, a não ser que você entenda do assunto. Procure seu mecânico. E nunca deixe para a última hora. Trocar o óleo com o mecânico certo e dentro do prazo pode representar uma economia muito grande, por isso não menospreze esse cuidado.