Então a sua dúvida é sobre quando usar aditivo no motor. E a primeira dica é conferir no manual do seu carro o tipo recomendado. Até a quantidade a ser usada vai estar descrita ali. Feito isso, o melhor momento é quando fizer a troca de óleo. Mas vamos saber mais sobre como fazer isso e quais os cuidados para que seu motor fique sempre bem cuidado.
Para que serve o aditivo automotivo?
Antes mesmo de saber quando usar aditivo no motor é importante perguntar para que ele serve. E aí, você sabe?
Pois então. O aditivo é um produto que se usa para que o carro siga funcionando bem, especialmente o motor, para que a temperatura não altere o bom funcionamento dele e, portanto, do carro.
Existem aditivos para radiador e para motor. E também para combustível. No caso dos feitos para radiadores, há aditivos orgânicos, químicos e sintéticos, e não se deve misturar.
Qual o diferencial do aditivo para motor?
O aditivo, conforme os fabricantes, tem a missão de auxiliar na redução do desgaste do motor, e de diminuir também a temperatura de operação do sistema. Também deve aumentar a vida útil do óleo e até ajudar você a econom
Há também os que auxiliam na redução de vazamentos e na prevenção de corrosão, entre outras finalidades.
Mas há críticos do seu uso que defendem maior investimento em um bom óleo. Consulte seu mecânico de confiança e o já citado manual do seu carro para decidir o que é mais indicado no seu caso. Para comprar, você já sabe: Bossoni Auto Parts.
Devo ou não usar um aditivo no meu carro?
Como já sugerimos, o ideal é consultar o manual e o seu mecânico para avaliar o que é melhor para você e seu veículo. O que acontece é que no próprio óleo é possível que já tenha algum tipo de aditivo.
Mas é importante que você não coloque por conta própria o aditivo, pois embora hajam aditivos específicos para determinados problemas, não se deve misturar os tipos, para que em vez de benefícios você não acabe prejudicando o funcionamento do seu carro.
Dicas de utilização de aditivo automotivo
Uma das dicas para uso de aditivos, além de seguir todas as recomendações de fabricantes, é evitar o acréscimo do aditivo quando verificar que o óleo já está muito velho, assim como quando tiver rodado com o óleo mais de mil quilômetros. Prefira fazer esse uso com óleo novo.
Lembre-se de que a função do aditivo é prolongar a vida do motor do seu veículo.
Funções diferentes de aditivos
Quando falamos em aditivos, além da função básica de melhora do funcionamento do motor e do carro, há também funções específicas.
O aditivo antidesgaste serve para reduzir o desgaste da estrutura de peças que formam o motor.
O antioxidante reduz a decomposição por oxidação. Já o antiespumante evita a formação de algo que pode provocar desperdício, que é a espuma estável.
O aditivo detergente limpa os depósitos de sujidades e o dispersante elimina as que são causadas pela combustão.
Aditivo é pra carro novo também ou só para usados?
Aditivos podem ser usados em carros novos, inclusive o seu uso, se assim for indicado pelo fabricante, pode ajudar a manter as condições de fábrica.
Todo produto tem uma vida útil. Mas ela pode ser maior se você tomar os cuidados adequados com a manutenção.
Por isso as revisões são tão necessárias, além, é claro, do fator segurança.
Lembre-se também de que a forma como você usa o carro, onde roda, se em um bom asfalto ou em ruas esburacadas, em estradas asfaltadas ou de terra, por exemplo. O arranca e para também não ajuda, e é mais um fator de desgaste. Tudo isso pode ter o impacto reduzido com um aditivo adequado.
Combustível também conta na escolha do aditivo
Lembra quando falamos que o manual é super importante para definir o aditivo do seu carro? Igualmente o tipo de combustível.
Carros movidos a etanol ou gasolina vão demandar de um tipo de aditivo diferente dos que andam com diesel.
Manutenção e revisão do seu carro
Há muitos indicadores de que é hora de trocar o óleo e de quando usar aditivo no motor, mas se você não sabe identificar, conte com seu mecânico.
Você deve visitá-lo periodicamente, especialmente quando for viajar. Ninguém merece ficar na estrada longe da oficina em que confia, mas, pior ainda, é correr riscos de acidentes e de multas.
Por isso agende-se para ir periodicamente verificar se está tudo bem e depois siga o calendário indicado pelo mecânico. Indique para ele a Bossoni Auto Parts também e garanta os melhores produtos para o seu carro.