Para nunca esquecer de como saber quando é hora de trocar os pneus, vamos listar aqui algumas formas de acompanhar o seu desgaste.
Entre elas, uma das mais indicadas é a checagem da validade, que já vem definida na compra, e que é de 5 anos, em geral. Também é preciso considerar a quilometragem, igualmente definida pelo fabricante. Mas, além disso, é preciso considerar outros fatores, como a forma como o motorista dirige, o peso que costuma carregar, o tipo de carro e até de pista, pois isso tudo vai influir na durabilidade dos pneus.
Indicador TWI
Quando surgir a dúvida de como saber quando é hora de trocar os pneus, lembre-se sempre deste indicador, o TWI.
Ele consiste em um indicador que fica dentro dos sulcos dos pneus, e ele só vai aparecer quando estiver na hora de trocar o pneu do seu carro.
É que normalmente ele vai estar oculto, bem por dentro, e à medida em que o pneu vai gastando ele vai aparecendo.
Como fazer o teste de TWI nos seus pneus
Como os pneus devem ter sulcos com mais de 1,6 mm de profundidade, uma dica para conferir é colocar uma moeda de 1 real dentro. Se a borda dourada ficar visível é porque já houve desgaste para troca.
Faça esse teste em todos os pneus e em várias partes, pois normalmente há diferenças.
Analise toda a superfície dos pneus
Assim como no caso da moeda, é recomendado que sempre se observe toda a superfície, pois o desgaste costuma ocorrer de forma irregular, e não no todo. Verifique as laterais, veja se há rasgos, ranhuras ou ressecamento, e também indicativos de vazamentos ou deformidades. Tudo isso para evitar ser pego de surpresa com o estouro de um pneu, que pode causar acidentes com alto potencial de gravidade.
Geometria e balanceamento de pneus
Se você quer garantir uma durabilidade maior dos seus pneus, fique atento também às necessidades de geometria e balanceamento, que também devem ser feitas periodicamente. Não esqueça também de revisar a suspensão.
Necessidades constantes de ajustes desses quesitos também são indicativos de que algo vai mal com os pneus.
Esperar para trocar os pneus pode sair caro
Não deixe para depois a revisão e troca dos pneus. Pneus desgastados podem gerar vários tipos de acidentes, e conduzir veículos em estado de conservação ruim é algo que repercute em multa e até em penalidades, podendo inclusive ser categorizado como ocorrência grave, com pagamento e perda de pontos.
Mesmo que você não seja multado, ainda pode gastar mais do que pensou economizar recuperando o carro de estragos que já podia ter resolvido.
Pneu careca não tem vez
Nunca deixe os pneus do seu carro ficarem carecas. Esse é um dos casos de ocorrência grave, e não é para menos. Afinal essa condição é propícia para não conseguir frear a tempo, comprometendo a aderência e podendo causar danos a terceiros e até lesões e mortes.
Outros sinais de que é hora de trocar o pneu
Além de ficar atento a todos os fatores visuais já citados, bolhas, buracos e outras marcas, lembre-se de que outra forma de identificar a hora de trocar os pneus é a estabilidade do carro. Excesso de vibração é um dos fatores.
O alerta é válido sempre, pois mesmo que os pneus não sejam os culpados, pode ser ainda assim um indício.
“Eu fui multado 4 vezes”
Outro ponto que mostra como é importante estar atento a todos os pneus e não só àquele que lhe chamou a atenção, é o fato de que as multas acontecem por pneu. Então fique ligado, porque senão você pode receber não apenas uma, mas quatro multas.
E além da multa ainda tem os pontos, que também se multiplicam.
Não deixe para depois o que é possível adiantar e muito menos atrase os cuidados com os pneus do seu carro.
Manutenção dos pneus é tudo
A atenção à manutenção do carro é tudo para o proprietário de veículos. Nada mantém o carro tão seguro e faz com que você economize mais e tenha mais segurança do que uma boa manutenção.
Fique atento aos prazos de cada componente, não esqueça da troca de óleo, limpeza do veículo e trocas de óleo e de filtro. Não esqueça de fazer revisões periódicas, principalmente ser for viajar.
Mantenha uma oficina ou mecânico de confiança para ajudar você a fazer todos os reparos necessários e também siga as instruções indicadas pelos próprios fabricantes.
Por isso, tenha sempre à mão o manual do seu carro.